Verão: conheça os cuidados que é preciso ter com a pele

Verão: conheça os cuidados que é preciso ter com a pele

Dermatologista do Sistema Hapvida reforça a importância do uso do protetor solar e de manter a hidratação e uma alimentação saudável

Verão: conheça os cuidados que é preciso ter com a pele

A estação mais quente do ano chegou e agora é necessário redobrar os cuidados com a pele, já que os raios solares podem deixá-la mais sensível e ressecada.

A dermatologista do Sistema Hapvida, Sílvia Pavan, afirma que no verão é preciso intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer. “Recomendamos os produtos com fator de proteção solar 30, ou superior, para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol, caso a pessoa esteja curtindo uma praia, piscina, ou pesca, por exemplo”, diz.

Segundo a dermatologista, a aplicação do produto deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. “É importante lembrar que o protetor deve ser distribuído uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. E deve ser reaplicado a cada duas horas”, explica a médica. “Porém, se houver transpiração excessiva ou se entrar na água, reaplique imediatamente”, reforça.

Para um entendimento melhor sobre a quantidade de produto que deve ser aplicada, Sílvia ensina a regra da colher de chá. Assim, para áreas como rosto, cabeça e pescoço, o recomendado é utilizar 1 colher de chá do protetor, sendo essa mesma quantidade para braço e antebraço. Já no tronco, costas, coxas e pernas, a quantidade ideal de produto é 2 colheres de chá.

“No caso das crianças pode iniciar o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível”, frisa.

 Acessórios

Quando o assunto é proteção solar, os acessórios são ótimos aliados. “Durante o verão também é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV, além de óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos”, explica a dermatologista, que recomenda evitar a exposição solar entre às 10h e 16h.

 Cuidados e dicas

Sílvia Pavan explica que as temperaturas mais quentes exigem uma hidratação maior, por dentro e por fora. “Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. É importante comer frutas, verduras e legumes com alto teor de água e fibras, e baixo teor de carboidratos. Além de aplicar um bom hidratante todos os dias para ajudar a manter a quantidade adequada de água na pele”, orienta.

Segundo ela, alguns alimentos como a cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, pois contêm carotenóides, substância que tem importante ação antioxidante.

“Já a dica para a hora do banho é: água fria ou morna, para evitar o ressecamento da pele; evitar o excesso de sabonete e não usar buchas”, conclui.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: