Dezembro Laranja alerta para prevenção ao Câncer de Pele

Dezembro Laranja alerta para prevenção ao Câncer de Pele

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer prejuízos à pele, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil

Para alertar a população sobre o câncer de pele e os perigos da exposição excessiva ao sol, este mês é dedicado à campanha Dezembro Laranja, que teve início nesta terça-feira, 1.

Como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (campanhas ligadas ao câncer de mama e de próstata, respectivamente), o Dezembro Laranja tem o intuito de mostrar os perigos de permanecer ao sol sem controle, ou seja, a exposição inadequada à radiação solar.

Esta doença é uma das que tem maior incidência no Brasil, com mais de 120 mil casos novos por ano. Só no ano passado, os dados foram de 180 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Câncer de Pele

O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

Sendo um crescimento anormal e descontrolado de células da pele, existem três tipos deste câncer, que são o carcinoma basocelular que é o mais frequente, o carcinoma espinocelular e o melanoma é o mais raro e grave, com alto potencial de produzir metástases.

A gravidade do melanoma se dá por causa do diagnóstico tardio, se descoberto no início, há praticamente 100% de chances de cura.  Porém, com o diagnóstico precoce, 90% dos tumores de pele são curáveis. Já alguns tipos podem levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoces. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele.

De frente com a doença

O Inca estima que, em 2016, haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirão 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento.

Prevenção

Como prevenção, a dica principal é se proteger do sol com chapéus, camisetas, óculos e protetores, principalmente entre 10h e 16h. Porém, o alerta é que o uso do filtro é essencial também em dias nublados. E o recomendado pelos especialistas é usar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30, aplicando-o, generosamente, pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol.

Outra medida importante é observar as pintas, manchas ou sinais no corpo que estão se modificando, as que forma ‘casacas’ na superfície ou sangram com facilidade.

 

Foto: Arquivo Revide

 

Compartilhar: