Doação de sangue em Ribeirão Preto pode ser feita mesmo durante Lockdown

Doação de sangue em Ribeirão Preto pode ser feita mesmo durante Lockdown

O estoque de sangue diminuiu durante a pandemia, mas, nos próximos dias, situação pode se agravar ainda mais

O Banco de Sangue e o Hemocentro de Ribeirão Preto continuam abertos durante o Lockdown. As instituições estão precisando de doadores de sangue, já que em decorrência da pandemia os estoques diminuíram.  

Segundo o Banco de Sangue, até março deste ano, houve uma diminuição de 45% no estoque de sangue, e ele pode diminuir ainda mais nos próximos dias, chegando a 60% devido às medidas restritivas do decreto. 

Para regularizar esse estoque e impedir atrasos nos atendimentos dos pacientes, são necessárias 70 doações por dia. Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue, explica a necessidade de se fazer a doação. “É preciso que as pessoas se conscientizem de que a doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais, inclusive dos que estão em tratamento pela Covid-19", afirma. 

De acordo com a atualização do Hemocentro na manhã desta quinta-feira, 18, estão disponíveis 1.238 estoques de sangue, e 750 no estoque mínimo de segurança. A situação não está crítica, mas pode ficar, já que o local disponibiliza estoques de sangue para várias cidades da região. 

Como doar

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está oferecendo transporte gratuito aos doadores de sangue, além de um atestado de doação que justifique a ida até o local. A doação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na rua Quintino Bocaiúva, 895, Vila Seixas. Para obter maiores informações sobre o transporte e ofício, entre em contato através do WhatsApp (16) 99702-0830. 

Para doar no Hemocentro de Ribeirão Preto é preciso fazer o agendamento pelo telefone 0800-979-6049 ou no site com a assistente virtual Livia.bot. O Hemocentro da rua Tenente Catão Roxo, 2501, Bairro Monte Alegre atende de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h30, e a outra unidade da rua Quintino Bocaíuva, 470, Centro, atende nas quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 7h às 12h30. 


Imagem: Freepik

Galeria de imagens

Compartilhar: