Especialista explica a importância de dormir bem

Especialista explica a importância de dormir bem

Médico é um dos especialistas que participam em evento sobre o Dia Mundial do Sono da Faculdade de Medicina da USP, nesta sexta-feira, 18

O professor de neurologia e medicina do sono Alan Luiz Eckeli, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, é um dos especialistas que integra a equipe da campanha do Dia Mundial do Sono, que acontece nesta sexta-feira, 18, no Ambulatório do Hospital das Clinicas.

Leia mais: Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto realiza atividades em Dia Mundial do Sono

Eckeli explica as causas, tratamentos e as consequências que as noites mal dormidas podem trazer para o organismo humano. Dentre outros sintomas, o neurologista cita sintomas como sonolência, fadiga, desânimo, prejuízo da memória e impulsividade como alguns dos sintomas. “Esses são problemas importantes, que podem ser remediados com uma avaliação adequada e um tratamento preciso”, conta.

O especialista explica que o tratamento está relacionado com a condição que a originou. “Em outras palavras, se um indivíduo tem insônia o tratamento será comportamental e cognitivo, excepcionalmente medicamentoso; se ele tiver Síndrome das Pernas Inquietas, o tratamento será medicamentoso; se ele tiver Apneia Obstrutiva do Sono, o tratamento poderá ser um equipamento denominado CPAP, cirurgia ou tratamento odontológico. Enfim, para cada transtorno há um tratamento específico”, afirma.

O médico esclarece ainda que algumas doenças físicas podem causar distúrbios do sono. “Observamos diversas condições clínicas que apresentam manifestações relacionadas ao sono, por exemplo, indivíduos com hipertiroidismo frequentemente relatam insônia, ou seja, queixam-se que dormem pouco e mal. Condições dolorosas crônicas, como a fibromialgia, doenças psiquiátricas, como a depressão, também podem promover insônia. E também a obesidade, que pode tem maior propensão para Apneia do Sono”, explica.

Ele adianta que nesta sexta-feira, 18, será abordado a importância do sono e seus benefícios. ”Faremos um contraponto em relação ao movimento que observamos em nossa sociedade moderna, que nos induz a entender o sono como um desperdício, nos levando a uma privação crônica do sono e as repercussões que advêm dessa condição. Sono é uma função vital”, comenta.

Para os que sofrem de algum sintoma relacionado a falta de dormir bem, o médico explica que é aconselhado que os indivíduos procurem um especialista em medicina do sono. “Nos SUS o HC-FMRP-USP possui um grupo de profissionais que oferece atendimento ambulatorial e exames complementares, sendo necessário”, finaliza.

Fotos: Acervo Revide 

Compartilhar: