Medicina da USP Ribeirão Preto precisa de voluntários para teste da vacina da gripe

Medicina da USP Ribeirão Preto precisa de voluntários para teste da vacina da gripe

O teste faz parte de pesquisa para avaliar de forma contínua a qualidade dos produtos já em comercialização

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, em parceria com o Instituto Butantan, vai avaliar a eficácia de vacina da gripe sazonal. A vacina Influenza do Butantan protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalentes e sua composição é alterada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus.

Para essa avaliação, os pesquisadores precisam de voluntários para os testes. Pode participar qualquer pessoa saudável entre 18 e 79 anos, mesmo as que não estão contempladas no programa nacional da vacina para gripe. Os candidatos passarão por entrevista e exame físico.

A vacina produzida pelo instituto já é fornecida para o Ministério da Saúde na campanha de vacinação da gripe sazonal, como a que está em andamento no Brasil. O objetivo da atual pesquisa é comparar a vacina do Butantan com a produzida por laboratório multinacional, para saber se ambas são equivalentes em segurança e qualidade. “Pesquisas clínicas de fase IV são importantes para avaliar de forma contínua a qualidade dos produtos já em comercialização e para detectar eventuais eventos adversos novos, o que pode modificar a bula”, explica o professor Eduardo Barbosa Coelho, pesquisador principal do projeto.

Inscrições e mais informações pelo WhatsApp (11) 97682-0980, com Dalva ou Daniela.

*Com informações do Serviço de Comunicação da USP Ribeirão Preto


Foto: FL Piton

Compartilhar: