Ribeirão Preto tem campanhas no Dia Nacional do Doador de Sangue
Estoques de sangue A negativo e O negativo e positivo são os mais críticos no Hemocentro de Ribeirão

Ribeirão Preto tem campanhas no Dia Nacional do Doador de Sangue

Banco de Sangue e Hemocentro pedem doações para normalizar estoques em baixa

O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira, 25, foi instituído por decreto em 1964 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da ação e estimular a doação de sangue.

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, a homenagem aos doadores é feita ao longo de todo mês de novembro, com a campanha "Vem doar", que traz mensagens de agradecimento veiculadas nas redes sociais. E ainda, até o dia 30 de novembro, os doadores que praticarem esse ato solidário, serão presenteados com uma camiseta alusiva à data (ou até enquanto durarem os estoques). "Essa é uma data muito especial para nós, porque os doadores de sangue são os protagonistas desse propósito maior que é proporcionar novas chances de saúde e de vida para outras pessoas. Por isso, queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos eles que, voluntariamente, se disponibilizam a esse ato de amor", diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Eli ressalta ainda a importância de ações de conscientização especialmente neste cenário de pandemia, em que os estoques de sangue oscilaram ao longo do ano com um déficit em torno de 35%. "Ainda estamos enfrentando um momento crítico, operando com os nossos estoques sanguíneos com uma baixa de 20%. Necessitamos de 70 doações diárias, para atender com segurança a todos os pacientes dos hospitais conveniados que necessitam de transfusões e outros procedimentos", informa.

O Hemocentro de Ribeirão Preto e os hemocentros de todo país se uniram para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem o Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

“Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos, por isso, faça sua parte e vá ao Hemocentro. Todas as regras para doação podem ser vistas em nossas redes sociais ou pelo telefone 0800-979.6049, explica a gerente de captação do Hemocentro, Miriam Castanheira.

O Hemocentro pede, principalmente, doações das pessoas que tenham os tipos sanguíneos A negativo, O negativo e positivo. Os três estão com estoque abaixo da linha de segurança para atender os hospitais de Ribeirão Preto e região. O estoque seguro do tipo O positivo é de 341 bolsas e o hemocentro tem 222 nesta quarta-feira, 25. Já o de O negativo está em 17 bolsas, quando o ideal é 72. E o estoque ideal do tipo A negativo é de 38 e está em 14. 

Serviço

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895 - Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas)
Telefones: (16) 3610-1515 | WhatsApp: (16) 99702-0830.
Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado - aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Hemocentro de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Tenente Catão Roxo, nº 2501 – Bairro Monte Alegre (Entrada pela rua Prof. Hélio Lourenço. Ver no Google Mapas.)
Telefones: (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049.
Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h às 13h e sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.

Endereço: Rua Quintino Bocaíuva nº 470 – Centro (Ver no Google Mapas)
Telefone: (16) 3610-8929/ 3610-5822

Atendimento: de segunda a sábado das 7h às 12h30 e domingos – fechado (o atendimento é feito na unidade do campus da USP)

Estacionamentos conveniados:
Guizelini: Rua Floriano Peixoto, 1077 (ver no Google Mapas)
Park Service: Rua Marechal Deodoro, 1192 (ver no Google Mapas)

 


Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Compartilhar: