Ribeirão Preto tem "Setembro Dourado" contra câncer infanto-juvenil

Ribeirão Preto tem "Setembro Dourado" contra câncer infanto-juvenil

Período terá ações voltadas à conscientização; Lançamento da campanha é nesta quinta-feira, 24

Com o objetivo de despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, a equipe da Oncologia Pediátrica do HCRP-USP e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) começaram neste domingo, 20, as atividades de orientação à população, com entrega de folhetos educativos no Parque Curupira. A semana inteira será voltada para a conscientização da doença.

A iniciativa visa chamar a atenção de profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral para a importância de reconhecer quais os sinais e sintomas iniciais do câncer pediátrico, favorecendo o diagnóstico precoce, e o cuidado oncológico adequado. A expectativa atual é de que 70% das crianças com câncer possam ser curadas quando ocorre o diagnóstico, realizado de forma adequada em tempo correto.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano são estimados aproximadamente 12 mil novos casos de câncer infanto-juvenil, representando a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil.

Os sintomas da doença são semelhantes a outras doenças típicas da infância, o que pode dificultar o reconhecimento do câncer entre crianças e adolescentes. Por tanto, é preciso ficar atento aos sintomas persistentes como: manchas roxas e sangramentos pelo corpo, perda de peso, febre prolongada sem causa aparente, caroços em qualquer parte do corpo, dor nos ossos e nas juntas, palidez, entre outros. Ao identificar estes sinais, é necessário que pais ou responsáveis procurem o especialista.

O lançamento da campanha 'Setembro Dourado' será com um coffee break marcado para esta quinta-feira, 24, às 10h, no HC Criança.

Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: