Caminhada da 47ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis em Ribeirão

Caminhada da 47ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis em Ribeirão

Peregrinação teve início às 7h no pátio da Câmara Municipal, encontro celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida

A tradicional caminhada em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ocorre anualmente em Ribeirão Preto. Neste ano, em sua 47ª Romaria, foram milhares de fiéis ao longo do caminho. A concentração inicial foi no pátio da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, às 5h. No local, houve um circuito de orações especiais com o grupo Terço dos Homens, recepção do andor de Nossa Senhora com a benção do padre Daniel Aparício Rasteiro da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário e uma apresentação musical com a dupla Luís Gustavo e Luís Augusto. Às 7h, os devotos saíram pela Avenida Caramuru com destino à Paróquia Senhor Bom Jesus de Bonfim, em Bonfim Paulista, onde todos se reuniram. De acordo com os organizadores, mais de 40 mil pessoas estiveram presentes nesta edição.

Durante o trajeto, que dura cerca de quatro horas, os romeiros receberam flores, pães, bolos, frutas e água doados pelos fiéis que cumprem seus votos de promessa. Após percorrerem 12 quilômetros, os peregrinos foram recepcionados pelo padre Mário Reis da Silveira e participaram de uma missa campal com o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva. O encontro teve apoio da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, Prefeitura de Ribeirão Preto e subprefeitura de Bonfim Paulista. Viaturas da Polícia Militar, SAMU, SUS, Guarda Civil e guardas da Transerp acompanharam as pessoas em todo caminho.

De acordo com Eduardo Oliveira, esse trajeto representa muito para os amantes da igreja católica. “Este ano estamos na 47ª temporada, sendo a terceira em que participo. É um momento de paz e alegria entre as pessoas aqui presentes e demais fiéis que não puderam vir por algum motivo".

O trajeto que se iniciou na Câmara Municipal em Ribeirão, seguiu pela Avenida Caramuru até o distrito de Bonfim Paulista. Para Ester Bueno, assim que todo caminho de procissão é cumprido, uma nova fase se inicia em sua vida. “Sabemos o quanto a Nossa Senhora representa e temos que agradecer, a ela e a Jesus”.

A romaria ocorre todos os anos no dia 12 de Outubro.

Revide On-line
Pedro Gomes
Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: