"Confesso ter sido preconceituoso", diz vereador de Ribeirão após polêmica com Papai Noel da Noruega
O vereador André Rodini (Novo) foi autor de moção de repúdio contra propaganda veiculada na Noruega

"Confesso ter sido preconceituoso", diz vereador de Ribeirão após polêmica com Papai Noel da Noruega

André Rodini, do Partido Novo, postou vídeo pedindo desculpas por moção de repúdio de peça publicitária de Natal feita na Europa em que o Noel beija outro homem

Após a polêmica sobre a moção de repúdio contra uma peça publicitária da Noruega, que mostra o Papai Noel beijando outro homem, o vereador de Ribeirão Preto André Rodini (Novo) postou um vídeo em suas redes sociais pedindo desculpas. “Confesso que fui preconceituoso”, afirma o político nas imagens, publicadas em seu perfil no Instagram na última sexta-feira, 3. (Veja o vídeo completo ao final da reportagem).

De autoria de Rodini, a moção foi aprovada pela Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto na última terça-feira, 30 de novembro. A propaganda natalina é dos Correios da Noruega, país localizado na Europa. O documento de repúdio também foi endereçado ao portal de notícias G1, por veicular o comercial.

A peça publicitária celebra os 50 anos do fim da lei que proibia o casamento homoafetivo na Noruega. A campanha, chamada de “Quando Harry Conhece Noel”, mostra como Harry, um homem gay, encontra acidentalmente Noel em sua casa na véspera de Natal.

No vídeo publicado em suas redes sociais, Rodini se apresenta como o vereador que fez a moção de repúdio e afirma ter sido preconceituoso. “Se fosse a Mamãe Noel, não teria chamado a minha atenção para a erotização da figura do Papai Noel. Dessa forma, eu quero me redimir com você, que pertence ou não à comunidade LGBTQIA+, e entender que o meu lugar de fala foi comprometido. Eu não teria como passar uma mensagem usando esse caráter homoafetivo para querer dizer uma outra coisa”, detalha.

Por fim, o vereador diz que, a partir de agora, agirá de outra forma. “Nesse sentido, eu, enquanto figura pública, eleito vereador que estou, não usarei mais de termos que venham a infringir as normas da comunidade. Quero, de todas as formas, continuar sendo uma ponte de diálogo, e nunca muros de separação. Muito obrigada, meu respeito”, finaliza.

Na última quinta-feira, 2, o político já havia recuado e solicitou a derrubada da moção. O requerimento, protocolado na Câmara, argumenta que o parlamentar teve um "reposicionamento do entendimento". Como o documento ainda estava em fase de trâmite interno na Casa, pôde ser suspenso antes de ser enviado. Foram 14 votos a favor da derrubada do projeto. Votaram pela derrubada, inclusive, vereadores que haviam se posicionado favoráveis, na última terça-feira.

Funcionários da Câmara declararam que Rodini pretendia pagar os custos do envio da correspondência à Noruega com recursos próprios. O caso, contudo, repercutiu em diversos veículos em todo o país de forma negativa e o político mudou de ideia. 

Veja o vídeo:

 


Foto: Revide

Compartilhar: