HC realiza atividades de orientação em prol do sono
A Associação Brasileira do Sono publicou um manifesto sobre a alteração do horário de estudantes no país

HC realiza atividades de orientação em prol do sono

Neste ano, o tema é “Respeite seu sono e siga seu ritmo”

Com o tema "Respeite seu sono e siga seu ritmo”, a Associação Brasileira do Sono (ABS), em conjunto com Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros) e Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), realiza, de 11 a 18 de março, a Semana do Sono, campanha de conscientização social sobre a importância do sono para saúde e qualidade de vida.

Em Ribeirão Preto, especialistas do Hospital das Clínicas vão realizar atividades de orientação à população, com distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre distúrbios do sono e dicas de qualidade do sono.

No dia 13 de março, terça-feira, as atividades serão realizadas com as crianças e adolescentes das 7h às 8h. No dia 14, quarta-feira, a ação será realizada na entrada do HC, das 6h30 às 8h e das 11h30 às 14h.

O objetivo do evento é dialogar com profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, políticos e toda a sociedade sobre a importância do conhecimento e respeito a necessidade de sono individual e os ritmos biológicos (eventos cíclicos que ocorrem a cada 24h, como os comportamentos de dormir e acordar, o padrão alimentar e a liberação de alguns hormônios) em cada fase da vida.

Uma hora a mais

Durante a campanha, os especialistas da Associação Brasileira do Sono farão um alerta especial ao sono do jovem estudante. Foi publicado um manifesto sensibilizando órgãos públicos para que seja revisto o horário de entrada em sala de aula dos estudantes do período da manhã.

No documento, a Associação Brasileira de Sono propôs que o início das aulas para os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio (adolescentes entre 13 e 17) ocorra preferencialmente a partir das 8h30 para garantir um mínimo de quantidade e qualidade do sono e um bom processo aprendizagem.

O principal intuito é conscientizar pais e educadores sobre a importância de respeitar o ritmo e os relógios biológicos de cada indivíduo, especialmente na fase da adolescência, repleta de peculiaridades e mudanças. O alerta, em especial, visa conscientizar o quão essencial é uma noite bem dormida para se obter um bom rendimento escolar.


Foto: Divulgação

Compartilhar: