Servidores acionam MP para contratação de guardas municipais
Servidores acionam MP para contratação de guardas municipais

Servidores acionam MP para contratação de guardas municipais

Prefeito afirmou que realiza estudo para encontrar saída para o problema e convocar candidatos aprovados

Um grupo de servidores encaminhou uma ação junto ao Ministério Público Estadual na última quarta-feira, 19, contra a Prefeitura de Ribeirão Preto. Eles reclamam da contratação de vigilância privada para as escolas municipais do município.

Os servidores questionam a publicação de um edital de licitação para a contratação de empresa especializada em vigilância para garantir a segurança em 10 unidades escolares, já que nos últimos meses o município vem registrando muitos casos de furtos a alguns estabelecimentos. O valor previsto de contratação é de R$ 1.726.766,52.

Leia mais:
Nogueira diz que vai apresentar plano para chamar aprovados em concurso da CGM

Os servidores acreditam que, com esse investimento, a prefeitura poderia chamar os guardas concursados que aguardam desde 2013 a convocação. “Com esse dinheiro daria para contratar boa parte dos aprovados no concurso da Guarda Municipal. Encaminhamos uma representação ao MPE contra a prefeitura por provável improbidade administrativa”, disseram os servidores, que acreditam que a contratação dos vigilantes privados seria uma espécie de terceirização dos servidores de segurança.

No protocolo encaminhado à procuradoria, eles destacam o baixo efetivo da guarda, que é de 208 pessoas. Eles acreditam ser necessária a contratação de ao menos outras 500 pessoas e, por isso, julgam urgente a convocação das pessoas que passaram no concurso.

Nogueira propôs estudo

Na semana passada, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), afirmou que a prefeitura, junto com a secretaria da Fazenda, está realizando um estudo que deve ser apresentado em agosto, para encontrar uma saída para o problema e chamar os candidatos que aguardam a convocação.

Para a prefeitura, o entrave é a situação financeira complicada que o município passa.


Foto: Assessoria de Comunicação Sindicato dos Servidores Municipais RP

Compartilhar: