RP trata compra de vacinas contra Covid-19 por meio do Consórcio Conectar

RP trata compra de vacinas contra Covid-19 por meio do Consórcio Conectar

Duarte Nogueira estará presente no encontro em Brasília, dia 15 de abril, junto ao Ministério da Saúde

Nessa terça-feira, 13, Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão e representante da região Sudeste do país, confirmou presença no encontro junto ao Ministério da Saúde para tratar das compras de vacinas contra a Covid-19 por meio do Consórcio Conectar. O encontro faz parte da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e acontecerá nesta próxima quinta-feira, 15, em Brasília.

O consórcio de municípios para compra de vacinas teve a manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo uma lista divulgada em 3 de março, pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP).

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

"O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso", esclareceu o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), presidente da FNP.

Com isso, entre os assuntos, estão os esclarecimentos sobre as regras de aquisição e distribuição das vacinas e a forma que o Plano Nacional de Imunização pode contribuir para a aquisição e distribuição dos lotes da vacina Sputnik V.

Ribeirão no ranking de vacinação

De acordo com dados da Vacivida, publicados no site do Governo do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto ocupa o 7º lugar no ranking de municípios que mais imunizaram indivíduos contra o coronavírus no Estado.

Até o momento, a cidade recebeu 150.970 doses e aplicou 129.591 imunizantes, sendo que 85.923 receberam apenas a primeira dose e 43.668 as doses completas contra a covid-19. Com isso, possui um  índice de 85,84% e ocupa o 464º lugar no ranking do estado que mostra a proporção entre quantidade de doses aplicadas e o total de vacinas já distribuídas pelo estado aos municípios.

Agendamento aberto

Além dos professores com 47 anos ou mais, que receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até esta quinta-feira, 15 de abril.  A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto estendeu em mais um dia a aplicação da segunda dose da CoronaVac em idosos com idade entre 72 a 74 anos. Agora, o novo período de vacinação acontecerá também até a quinta-feira, 15.

O agendamento está disponível desde o dia 9 de abril pelo site da Prefeitura de Ribeirão Preto ou pelos telefones 3977-9441 e 3977-9442. Ao agendar, o idoso poderá escolher o dia, o horário e qualquer uma das 36 unidades de saúde onde deseja ser vacinado.

No dia e horário agendados para receber a vacina, será preciso ter em mãos um documento oficial com foto do idoso, CPF, comprovante de endereço de Ribeirão Preto atualizado e o número do protocolo do agendamento.

Leia mais: Ribeirão Preto assume papel de destaque na produção de vacinas contra a Covid-19


Foto: Luan Porto (arquivo Revide)

Compartilhar: