Supermercados de Ribeirão Preto terão de instalar placas de proteção em caixas
Lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira, 13; estabelecimentos têm dez dias para cumprir regra
Supermercados de Ribeirão Preto terão dez dias para instalar nos caixas uma placa transparente de proteção, entre o funcionário e o cliente, como medida de prevenção contra o coronavírus. Hipermercados e atacadistas também são obrigados a colocar a placa nos caixas.
Aprovada em abril pela Câmara dos Vereadores, a lei que obriga os estabelecimentos a instalar o equipamento foi sancionada e publicada no Diário Oficial de Ribeirão Preto nessa quarta-feira, 13.
O texto foi proposto pelo vereador Alessandro Maraca (MDB) como medida de proteção sanitária nesses locais, que são considerados essenciais e não pararam de funcionar durante a quarentena.
Segundo a lei, as placas deverão ter medidas condizentes com "a proteção entre clientes e atendentes de caixa, permitindo a visualização e audição entre as partes." Ainda de acordo com o texto, no artigo 3, "o Poder Executivo poderá regulamentar a presente lei naquilo que for necessário ao seu fiel cumprimento, prevendo, inclusive, o órgão responsável pelas providências administrativas e fiscalização." A Prefeitura ainda não detalhou como será feita essa fiscalização.
Entre as outras medidas decretadas pela Prefeitura para aumentar a segurança contra o vírus nos supermercados estão a ampliação para 10 metros quadrados de área por cliente dentro do estabelecimento, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, e higienização dos ambientes.
A rede de supermercados Savegnago incluiu a instalação das placas de acrílico entre as primeiras medidas de proteção contra o novo coronavírus. Todas as lojas, além das placas de acrílico, colocaram demarcações de solo para orientar a distância segura entre as pessoas em situações de filas. "Além disso, a Rede Savegnago de Supermercados intensificou os processos de higienização em todas as suas lojas, principalmente, nas áreas e locais em que os clientes costumam ter mais contato manual", informou a rede.
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