Mesmo com efeitos da pandemia, venda de imóveis sobe 8,4% em 2020
Até o domingo, 29, Ribeirão Preto tem festival de imóveis on-line

Mesmo com efeitos da pandemia, venda de imóveis sobe 8,4% em 2020

Estudo Indicadores Imobiliários Nacionais é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Apesar dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, o Brasil registrou um aumento de 8,4% nas vendas de imóveis novos (apartamentos) nos primeiros nove meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao 2º trimestre de 2020, período de maiores perdas em decorrência da pandemia, o número de imóveis vendidos no 3º trimestre subiu 57,5%.

Os dados fazem parte do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2020. Realizado desde 2016 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, o trabalho foi divulgado durante coletiva de imprensa online nesta segunda-feira (23/11). Foram coletadas informações de 150 municípios, sendo 20 capitais, de Norte a Sul do Brasil.

Lançamentos

Ainda segundo o estudo, nos primeiros nove meses de 2020, houve uma redução de 27,9% nos lançamentos de imóveis e uma redução de 13% na oferta, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao 2º trimestre de 2020, os lançamentos no 3º trimestre subiram 114,1%. 

Para a CBIC, o fato de o mercado não ter recuperado o volume de lançamentos represados em função da pandemia, apesar da tendência de crescimento nas vendas, pode ser um indicativo de cautela por parte dos empresários, em função do aumento no custo dos insumos.

Para o presidente da entidade, José Carlos Martins, a preocupação é a considerável queda do estoque aliada ao aumento dos preços. “A primeira constatação é que apesar do aumento dos lançamentos no 3º trimestre deste ano, eles ainda não foram suficientes para recuperar toda a perda do primeiro semestre, que foi de 44%. Mas a nossa maior preocupação reside no desabastecimento de insumos. A lei da oferta e procura, o aumento de preço e o atraso de entregas geram dificuldades de manutenção do cronograma de obras. Se isso não for resolvido, pode gerar um temor para o setor”, disse.

Intenção de compra

A confederação também apresentou uma pesquisa que avalia a intenção de compra de imóveis por parte dos consumidores brasileiros. De acordo com o levantamento, essa intenção subiu 15% em outubro, superando patamares anteriores à pandemia.

Para Fábio Tadeu Araújo, sócio da Brain Inteligência Estratégica, essa é uma linha de tendência de alta da vontade dos brasileiros de comprarem imóveis. “Dos 46% de pessoas que a pesquisa indicou em outubro que tem intenção de comprar, 13% já estão procurando imóveis. Esse é um número importante, pois significa que estamos 5% acima da média de antes da pandemia”, destacou.

Negócios on-line

Nesse cenário favorável aos negócios no setor, está no ar em Ribeirão Preto recebe, até o domingo, 29, o BlackImov - Festival de Imóveis Digital, ação de vendas promovida pela imobiliária Fortes Guimarães em parceria com o Grupo Revide, o Sistema Clube de Comunicação e a agência MOV. 

A plataforma reúne em espaço virtual vários empreendimentos de algumas das principais construtoras e incorporadoras de Ribeirão Preto e região. Com alguns cliques, o cliente tem acesso a todas as opções disponíveis em portfólio exclusivo. “Quem entrar na página pode ter a certeza de que vai encontrar as melhores oportunidades. Esse é o momento ideal, tanto para realizar o sonho de adquirir um imóvel, quanto para investir no setor. Temos a menor taxa de juros da história, o que facilita o financiamento e permite que as empresas ofereçam condições especiais de negociação. Isso faz toda a diferença”, afirma Ana Carolina Montans Fortes Guimarães, diretora de vendas e marketing da imobiliária.

A Costallat Engenharia é uma das empresas que participa da ação de vendas.“Decidimos fazer parte dessa ação com algumas últimas unidades do Condomínio Reserva dos Lagos. Localizado no Parque dos Lagos, região que vem tendo uma grande valorização nos últimos anos, esse empreendimento está pronto para morar. São apartamentos de três e de dois dormitórios, com um excelente custo benefício. Preços imbatíveis. Destaco, ainda, a completa infraestrutura de lazer, que é cercada por uma área verde preservada”, diz o engenheiro civil José Batista Ferreira.

Para conferir, acesse: www.blackimov. com.br.

Leia mais:

Oportunidades no mercado imobiliário

Portfólio exclusivo em condições especiais

Mercado imobiliário vive cenário positivo com boas oportunidades de negócio

Festival de Imóveis Digital começa nesta semana em Ribeirão Preto e região

Mercado imobiliário de Ribeirão Preto vive transformação digital

Plataforma on-line tem portfólio exclusivo de imóveis com condições especiais em Ribeirão e região

Festival de imóveis digital vai até o dia 29 de novembro em Ribeirão Preto e região


Foto: MasterTux/ Pixabay

Compartilhar: