Justiça concede habeas corpus para Davi Cury

Justiça concede habeas corpus para Davi Cury

Ex-superintendente da Coderp foi condenado no âmbito das investigações da Operação Sevandija

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu um habeas corpus que cassa as medidas cautelares impostas contra Davi Mansur Cury, ex-superintendente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp). O acórdão foi proferido nessa quinta-feira, 14. A íntegra da decisão ainda não foi publicada. 

"Decidiu por unanimidade conceder a ordem para cassar as medidas cautelares mantidas na sentença em relação ao paciente, ressalvada a possibilidade de nova imposição de tais medidas ou de outras que o prudente arbítrio do juízo natural de causa entender cabíveis e adequadas, mediante a devida fundamentação", consta na descrição da decisão. O relator foi o ministro Rogério Schietti Cruz. 

O ex-superintendente foi condenado no âmbito das investigações da Operação Sevandija a 22 anos, 10 meses e cinco dias de reclusão em regime semiaberto. Ele chegou a ser preso, mas conseguiu um habeas corpus e converteu a prisão preventiva em medidas cautelares desde agosto de 2018, enquanto aguarda conclusão do processo. 

Assim como a ex-prefeita Dárcy Vera, Cury responde em liberdade e não podia sair de casa das 20h às 6h, incluindo finais de semana e feriados. Com a cassação das medidas, o ex-superintendente da Coderp pode sair de casa durante a noite, aos finais de semana, inclusive, podendo viajar. 

Procurada, a defesa afirmou que, à princípio, a decisão vale apenas para Cury. E que irá se manifestar assim que tiver acesso à íntegra da decisão. O processo tem como corréus todos os ex-vereadores condenados na Sevandija, além de ex-secretários e empresários.


Foto: Revide

Compartilhar: