
Eleições 2020: alimentação para mesários será de até R$ 40
Portaria do TSE está no Diário Oficial da União de hoje
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai pagar até R$ 40 de auxílio-alimentação para cada um dos mesários ou colaboradores que forem convocados para as eleições municipais deste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15.
De acordo com o texto, assinado pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira, é proibido o pagamento do valor para magistrados e promotores de Justiça Eleitoral, bem como aos servidores em efetivo exercício no Tribunal Eleitoral.
Além disso, a portaria prevê que os Tribunais Regionais Eleitorais podem ou não pagar alimentação aos seus colaboradores no dia do pleito. As eleições municipais estão marcadas para os dias 15 e 29 de novembro deste ano.
O prazo para nomeação de mesários vai até essa quarta-feira, 16. O Programa Mesário Voluntário permite que o eleitor se candidate a trabalhar no dia da eleição. Devido à pandemia, o TSE preparou uma campanha que, além de incentivar a inscrição voluntária de mesários, orienta os colaboradores a garantir, no dia da votação, toda a proteção necessária para reduzir os riscos de contaminação.
Em todo o país, a Justiça Eleitoral contou com 1.770.252 mesários nas últimas eleições, sendo 593.859 mil voluntários. A expectativa é de que esse percentual cresça a cada eleição. Em São Paulo são 445.903, sendo 225.894 voluntários. Para se inscrever, é preciso preencher e enviar a ficha.
Foto: Tânia Rêgo/Arquivo Agência Brasil