Campanha Novembro Azul contra o Câncer de Próstata

Campanha Novembro Azul contra o Câncer de Próstata

Movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, entra em vigor neste mês

A campanha denominada ‘Novembro Azul’ é para alertar a população sobre os exames preventivos, já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado neste dia 17.

O movimento que surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, entra em vigor durante este mês de novembro, com o objetivo de conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente entre os 40 e 50 anos.

Doença

Sendo o tumor mais frequente em homens, o câncer de próstata representa em média quatro a cada dez cânceres que atingem a população masculina com mais de 50 anos de idade.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 69 mil casos surgem a cada ano, um a cada 7,6 minutos. Do total, 12 mil pacientes morrem.

Este tipo de câncer ocorre na próstata, com a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Prevenção

Atualmente, a forma mais efetiva para prevenir esta doença são os exames anuais de rotina, com a coleta de um exame de sangue (PSA- antígeno prostático específico) e o exame físico, mais conhecido como toque renal.

Estes dois procedimentos não confirmam se a pessoa tem o câncer de próstata, mas ajudam a prevenir a doença para realizar outros exames complementares.

Segundo o médico urologista, João Cornicelli, a possibilidade de cura é de cerca de 100% dos casos quando a detecção dessa neoplasia é feita precocemente. “O ideal é que a visita ao urologista comece aos 40 anos”, diz. E afirma que homens com histórico familiar de câncer devem começar o acompanhamento aos 45 anos.

Ele aponta também que a gravidade desse tipo de câncer é medida de acordo com a classificação de Gleason, feita em função das características celulares e histológicas do tumor. O resultado final é obtido através da soma dos graus de um a cinco das duas tabelas.

Alguns homens ainda ficam incomodados em pensar no toque retal, mas trata-se apenas de um exame importante e indolor. “Além do preconceito em relação aos exames, em especial ao toque renal, o medo da impotência sexual após a cirurgia é um dos principais fatores responsáveis pelo retardamento da primeira consulta urológica,” destaca Cornicelli.

Sintomas

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas na fase inicial, até que atinja um tamanho considerável. As pessoas devem ficar em alerta com problemas de ereção, sangramentos pela uretra e dores na bacia, joelhos e lombar, pois são sintomas suspeitos.

Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: