Outubro Rosa: mês dedicado à conscientização do câncer de mama

Outubro Rosa: mês dedicado à conscientização do câncer de mama

Eventos em Ribeirão Preto lembram a importância da data

O Instituto Oncológico de Ribeirão Preto (InORP) idealizou a Corrida Outubro Rosa com o intuito de promover um evento chamativo a população sobre o câncer de mama e realizará, neste domingo, 4, às 7h, no Shopping Iguatemi, atividades esportivas em duas categorias: caminhada de 3km e corrida de 5km.

Além de sediar largada e chegada, o centro de compras terá iluminação e decoração especiais este mês.

Iniciado nos Estados Unidos, na década de 1990, o Outubro Rosa foi criado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Marcado por um símbolo de um laço rosa, aconteceu no mesmo país a primeira corrida pela cura do câncer de mama, onde esses laços popularizaram e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e particulares.

Com o mesmo objetivo, o Brasil se juntou à causa e, em 2002 o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa, simbolizando o mês preventivo a doença. Após seis meses, o movimento ganhou força e cidades do País também se juntaram a campanha.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o da mama é o tumor mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.  Com a estimativa de janeiro até setembro deste ano, 57.120 são casos novos, com prevalência no sexo feminino, o câncer de mama também acomete os homens que são responsáveis por 1% dos casos.

Segundo o médico oncologista do Hospital das Clínicas, Fabio Zola, o câncer de mama ocorre quando células normais mamárias sofrem alterações e passam a se multiplicar de forma incontrolada. Esse grupo de células geralmente forma nódulos mamários com crescimento progressivo que é o sintoma mais comum da doença. “O quadro ‘clássico’ é o aparecimento de um nódulo duro, imóvel e aderido, mas, essas características também aprecem nas lesões benignas”, relata.

Em consideração ao Outubro Rosa, o oncologista afirma que é uma conscientização da necessidade dos exames para rastreamento para detecção do câncer de mama. Porém, quando esse diagnóstico é precoce, eleva-se muito a chance de cura.

No caso da professora Josiane Marchiafave, 42 anos, não foi por falta de fazer o autoexame que a doença apareceu. Há quatro anos e meio, ela descobriu que estava com câncer de mama em uma consulta de rotina. “Eu tinha feito a mamografia há seis meses e nada tinha sido encontrado. Mas, em uma consulta anual o ginecologista percebeu com um simples toque em meu seio, um caroço,” conta.

O oncologista explica ainda que é fundamental que o profissional de saúde consiga atingir seu objetivo de tornar a doença compreensível ao paciente. E a uma pessoa motivada acaba tolerando melhor os efeitos colaterais e tem mais disposição para completar o tratamento.

A professora precisou repensar sobre a sua vida, após a descoberta da doença e colocou em prática a força que desconhecia. “O câncer veio para transformar a minha vida. Passei a dar valor nas pequenas coisas, ser uma pessoa mais alegre, tolerante e com vontade de aproveitar cada momento que Deus me deu,” comenta.

Segundo Zola, existem algumas estratégias que podem prevenir o câncer de mama. Como evitar o uso prolongado de hormônios, não fumar, fazer atividade física aeróbica ao menos 3 horas por semana, evitar excessos de gordura na alimentação e o excesso de peso são medidas importantes. Já em casos específicos de pacientes de alto risco que possuam alterações genéticas familiares ou lesões pré-cancerígenas detectadas, ele recomenda a utilização de medicamentos  que podem reduzir a chance de desenvolver um câncer.

Entendendo o processo de cura, Josiane destaca ainda a importância deste mês de conscientização, pois desperta nas pessoas a necessidade de se fazer o autoexame, pois, muitas vezes, os sintomas estão escondidos nas características do próprio corpo.

Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: