Sintomas do câncer de próstata são ignorados por 47%

Sintomas do câncer de próstata são ignorados por 47%

Homens não dão importância aos sinais e não comunicam o médico, iniciando o tratamento tardiamente

Embora o câncer de próstata não apresente sinais em seu estágio inicial, sintomas como dor óssea, dificuldade para urinar, caminhar ou subir escadas e perda do controle da bexiga podem sugerir que a doença encontra-se em estágio mais avançado. Uma pesquisa realizada pela IPCC (Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata, em tradução livre do inglês) apontou, no entanto, que 47% dos homens nessa situação não dão importância aos sintomas e não comunicam o médico, iniciando o tratamento tardiamente e, como consequência, diminuindo as chances de cura.

O levantamento foi realizado com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan). Este câncer é diagnosticado, inicialmente, por meio do exame clínico de toque retal e pela dosagem do PSA (antígeno prostático específico – proteína produzida pelas células da próstata).

“No toque, um dos principais métodos de detecção da doença, alguns homens ficam desconfortáveis. Quando esse tumor é identificado no início, no entanto, o índice de remissão é bastante elevado”, afirma Diocésio Andrade, diretor Técnico do InORP (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto). O médico alerta que os testes devem ser realizados, anualmente, a partir dos 50 anos, quando não há histórico familiar, e a partir dos 45, quando há casos anteriores de parentes.

Prevenção e combate

O câncer de próstata, glândula do sistema reprodutor masculino que produz e armazena parte do fluido seminal (esperma), é o 2º tipo mais frequente em homens no Brasil – ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Um estilo de vida saudável é a melhor alternativa para a prevenção de diferentes tipos de tumor, assim como o de próstata. Entre as medidas que ajudam a prevenir o mal estão alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, a prática de atividades físicas, manutenção do peso ideal, controle do diabetes mellitus e adesão a hábitos saudáveis, como não beber e fumar.

Tratamento

Quando o exame clínico (toque retal) detecta nódulos e a dosagem do PSA está elevada, podem ser feitos ultrassom e biópsias múltiplas da próstata para confirmar o câncer. Caso o resultado seja positivo, o tratamento adequado varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor. O oncologista pode optar pela prescrição de medicamentos, cirurgia para remoção da próstata, radioterapia ou hormonioterapia.

Revide On-line com informações da assessoria de imprensa
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: