Fica para dezembro a retirada de urna de doações de nota fiscal no comércio
Fica para dezembro a retirada de urna de doações de nota fiscal no comércio

Fica para dezembro a retirada de urna de doações de nota fiscal no comércio

Entidades assistenciais temem que com fim das urnas no comércio doações possam ser prejudicadas

O Governo Estadual estendeu até 31 de dezembro o prazo para a retirada das urnas dos comércios usadas para doação dos cupons fiscais. Antes, o fim das urnas que recebem doações das notas para serem destinadas a entidades assistenciais estava previsto para setembro. O Estado está reformulando o programa para que o consumidor possa fazer a doação por meio de um aplicativo para celular, mas instituições beneficiadas temem queda de arrecadação.

Leia mais:
Entidades temem queda na arrecadação de doações pela Nota Fiscal Paulista

A partir de dezembro, o consumidor passará a destinar as doações para as entidades escolhidas por meio de um aplicativo, em que ele escolhe a instituição para qual deseja doar os seus cupons fiscais e autoriza o repasse. Todos os cupons do contribuinte serão destinados automaticamente à entidade preferida.

Segundo o Governo Estadual, o aplicativo da Nota Fiscal Paulista é uma ferramenta de combate a fraudes. Auditorias realizadas pelo órgão identificaram fraudes na doação de cupons depositados nas urnas.

Havia até mesmo entidades criadas exclusivamente para receber créditos do programa. Como resultado, apenas no ano passado foram cancelados R$ 5,3 milhões em créditos recebidos por 16 dessas instituições. Mas as mudanças não agradam tanto as entidades que seriam beneficiadas. Isso porque elas acreditam que possa haver queda na arrecadação, já que os doadores das notas no comércio poderiam ficar pouco atentos ao novo método. Os créditos da nota fiscal representam até 10% da receita que essas instituições utilizam para funcionar.


Foto: Ibraim Leão/Arquivo Revide

Compartilhar: